sexta-feira, 3 de julho de 2009

Internacionalização de Franquias

Após desenvolver um conceito, testá-lo e expandí-lo de forma estruturada no mercado interno, o franqueador se vê frente a um novo desafio: internacionalizar ou não a sua franquia? Os sistemas de franquias podem aportar em outros países através de diferentes formatos de “cooperação”: Franquias Diretas (Direct Franchising), Unidades Próprias, Joint Venture, Master Franquia (Master Franchising) ou Desenvolvedor de Área (Area Development). A definição do melhor formato de “cooperação” é vital para o sucesso ou não do novo empreendimento e nesse caso, cabe analisar cuidadosamente o perfil da empresa franqueadora e o mercado alvo (limitação de recursos financeiros, dificuldades de comunicação / viagens, diferenças culturais, etc.).
Leia a matéria completa aqui.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Mercados Internacionais: Quanto a China irá crescer?

China, a maior economia excedente do mundo e uma das mais dependentes da exportação, enfrenta uma grande incerteza sobre suas perspectivas em meio à atual crise. Mais de quarenta peritos oferecem as suas previsões sobre o PIB da China em 2009 e a sua taxa de crescimento na reportagem em inglês da Revista The Magazine of International Economic Policy.

Leia a matéria completa aqui. (Inglês)

Artigo: A Internacionalização das Empresas Chinesas

O presente artigo tem como objetivo descrever em termos sumários o processo recente de internacionalização das empresas chinesas, quanto as suas características e principais medidas de políticas formuladas para apoiar esse processo. As teorias clássicas de internacionalização produtiva não são capazes de explicar plenamente este processo na China. Neste país, a internacionalização é fortemente comandada pelo Estado e só a partir das mudanças políticas e institucionais recentes pode ser mais bem compreendida.

Texto Completo: PDF

Fonte: IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada